Notícias

Decisão do STF desdenha do Flamengo e enaltece o São Paulo

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (17) rejeitar um recurso movido pelo Flamengo por conta do Campeonato Brasileiro de 1987. O clube carioca estava em busca de ser reconhecido como campeão brasileiro daquele ano, além de detentor da famosa ‘Taça das Bolinhas’. No entanto, com a decisão do STF, o Sport continua sendo o único vencedor daquele ano.

A ‘Taça das Bolinhas’ foi criada em 1975 com o intuito de premiar a primeira equipe no Brasil que conquistasse o título de Campeão Brasileiro três vezes seguidas ou cinco vezes de forma alternada, a partir daquele ano. As cinco primeiras conquistas do Flamengo foram em 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992. Entretanto, a CBF não considera o título de 1987 como válido, por conta de toda polêmica daquele campeonato.

Assim, o quinto título do Flamengo que passaria a valer seria o conquistado em 2009. Só que o São Paulo é campeão das edições de 1977, 1986, 1991, 2006 e 2007, sendo assim, considerado o primeiro pentacampeão do país. Por isso, o São Paulo segue como o dono da tão cobiçada ‘Taça das Bolinhas’.

Entenda a polêmica do Campeonato Brasileiro de 1987 envolvendo o Flamengo

Mais de 35 anos já se passaram, mas a grande polêmica do Campeão Brasileiro de 1987 ainda reina no futebol. De um lado, torcedores do Flamengo que juram de pés juntos que a equipe é campeã daquele ano. Do outro, torcedores do Sport (e de uma grande maioria dos outros clubes) usam a famosa frase “87 é do Sport”. O próprio clube pernambucano já fez uma postagem em suas redes sociais comemorando o aniversário da conquista daquele campeonato.

O regulamento daquele ano dividiu as equipes em dois módulos: o Verde (equivalente a primeira divisão) e o amarelo (segunda divisão). A CBF queria que os campeões dos dois módulos se enfrentassem para decidir quem se sagraria o grande campeão do Brasileiro daquele ano. O Flamengo se sagrou campeão do módulo verde, após vencer o Internacional na final do módulo, e as duas equipes garantiram vagas no quadrangular final.

No entanto, cariocas e gaúchos não aceitaram enfrentar os vencedores do Módulo Amarelo (Sport e Guarani). Com isso, ambos foram eliminados por W.O e o título acabou ficando com o Sport, que venceu o Guarani na final pelo placar de 1×0.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo