História

Careca, o eterno parceiro de Maradona que brilhou pelo São Paulo

Embora tenha tido uma passagem relativamente curta pelo São Paulo, Careca foi um dos maiores jogadores a vestir a camisa tricolor. Antes de chegar ao Morumbi, ele brilhou no Guarani de Campinas ao lado de Zenon, conquistando o título do Campeonato Brasileiro em 1978, tornando o Bugre o único clube de uma cidade do interior a se sagrar campeão nacional.

O atacante chegou ao Morumbi em 1983, logo após ser deixado de fora da convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1982. Ele foi contratado por 150 milhões de cruzeiros e os passes de Éverton e do atacante Luis Muller.

Careca teve um começo discreto, mas persistiu, tornando-se peça fundamental da equipe “Menudos” ao lado de craques como Müller, Silas e Sidnei e conquistou o Campeonato Paulista de 1985, sagrando-se artilheiro com 23 gols.

Em 1986 foi lembrado por Telê Santana e foi convocado para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1986, sendo o artilheiro do Brasil no México, embora a seleção não tenha conquistado o título. De volta ao São Paulo, liderou a equipe à vitória no tumultuado Campeonato Brasileiro de 1986-1987, com direito a um gol decisivo na prorrogação na final contra seu ex-clube, o Guarani.

Careca brilhou na Napoli depois de deixar o São Paulo

Com 115 gols em 191 partidas pelo São Paulo, Careca deixou o clube para unir forças com Diego Maradona no Napoli, onde venceu a Copa da UEFA e o Campeonato Italiano, sendo um dos maiores ídolos do clube napolitano. Em 1993, partiu para um novo desafio no Japão com o Kashiwa Reysol e tendo curta passagem pelo Santos antes de encerrar sua carreira no São José de Porto Alegre em 1999.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo